Emissão de Carteira

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, você conta com uma equipe administrativa para receber a sua solicitação.

Para obter a Carteira de Indentidade Profissional de Psicólogo (a) – CIP é necessário apresentar os seguintes documentos:

Três (3) fotos 3×4 (iguais e recentes);
Diploma de Formação de Psicólogo (cópia frente e verso) ou certificado de colação de grau;
RG
CPF;
Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral, que pode ser retirada no site do TRE do seu Estado (Links úteis: TRE – Pará, TREs de outros Estados).
Comprovante de residência atual ( que pode estar no próprio nome, nome dos pais ou nome o cônjuge. No caso de imóvel alugado, é necessário cópia do contrato de locação com o nome do proprietário do imóvel, autenticado em cartório) ;
Certificado de reservista (para o sexo masculino);
Certidão de casamento ou averbação (para o sexo feminino, se for o caso).

O processo de inscrição dura, em média, de 15 a 30 dias, uma vez que passará pela análise e parecer da Comissão de Orientação e Fiscalização – COF, em seguida, pela aprovação da Plenária. A Reunião do Plenário ocorre quinzenalmente, sendo obrigatória para conhecimento e deliberação do Plenário. Também se faz necessário e, é obrigatório, assistir Sessão Solene de Entrega de Carteira onde ocorre uma palestra da Comissão de Fiscalização do CRP com orientações indispensáveis à ação profissional.

Para os casos de 2ª via (roubo ou extravio) faz-se necessário emissão de Boletim de Ocorrência que pode ser feito no site da Delegacia Virtual acompanhado com uma solicitação de 2ª via. Caso de CIP danificada enquadra-se em extravio. Há taxa para este procedimento, confira em nossa tabela de Taxas e Emolumentos.

Para casos de troca de nome em função de casamento, separação ou troca simples se faz necessário a averbação da justiça. Há taxa para este procedimento, confira aqui.

Informações sobre INSCRIÇÃO, TRANSFERÊNCIA, CANCELAMENTO e REATIVAÇÃO de Pessoa Física e Jurídica, visite nossa Página de Orientações.

Todas as informações contidas aqui podem ser verificadas no site Conselho Federal de Psicologia – CFP.

AGENDA
DO CONSELHO


Reunião "O Fazer da Psicologia na Assistência Social"
09/09/2017
O objetivo é de fomentar as discussões sobre o tema e analisar a possibilidade de criação de um grupo de trabalho específico.

Roda de Conversa Psicologia do Trânsito: oportunidades e desafios na formação e atuação da(o) psicóloga(o)
01/09/2017
O evento é gratuito e será no dia dia 01, às 18h, na Seção, em Macapá (rua Macacoari, nº16).

Roda de Conversa em Santarém debate Ética e Sigilo na Psicologia
28/06/2017
O evento é realizado pelo Conselho Regional de Psicologia 10ª Região – Pará/Amapá (CRP10), com apoio do Iespes e Fundação Esperança, é gratuito e faz parte da programação do Mês da(o) Psicóloga(o).