Mês da Psicologia é comemorado com programação especial de palestras e debates - 05/09/2018 00:42:17

Não é possível exercer a profissão de psicóloga (o) sem defender a existência e fortalecimento dos Direitos Humanos no Brasil. É o que afirma Luiz Romano da Motta Araújo, presidente do Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região- Pará/Amapá. Foi seguindo essas diretrizes que o CRP realizou este ano uma programação especial de sete dias, que teve início no dia 13 de agosto, em Macapá, e encerrou no dia 29 de agosto, também na capital amapaense. 500 pessoas, aproximadamente, participaram das ações.
 
Em Santarém, o CRP promoveu três dias de atividades. A primeira foi a roda de conversa “Psicologia e controle social no município de Santarém”, com as conselheiras Rose Mara Ruiz e Roberta Branco. Já no dia 24 de agosto, foi a vez da palestra “Política de Assistência Social e os desafios para a Psicologia”, com a psicóloga e conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Andréa Esmeraldo Câmara. A última ação na cidade foi a roda de conversa “O fazer profissional do psicólogo no Suas”, também com a conselheira Andréa Câmara.
 
Um dos objetivos desse ano foi a maior interiorização das atividades. De acordo com Luiz Romano, o CRP busca, em sua atuação, estar presente no máximo de lugares possível. “Tratamos da luta contra todas as desigualdades e os sofrimentos psicológicos trazidos por elas. Por isso, em nossas atividades, também buscamos a descentralização”, demarcou. Em Belém, as programações ocorreram em 14 e 27 de agosto. Com destaque para o segundo dia, quando foi comemorado oficialmente os 56 anos da profissão no Brasil.
 
Fez-se necessário esse ano também refletir sobre a prática da Escuta e Depoimento Especial de crianças e adolescentes, a qual os profissionais de Psicologia estão implicados a realizar desde abril de 2018, pela Lei Lei n o 13.431, de 4 de abril de 2017. Por isso, foi feito o convite à conselheira federal  Iolete Ribeiro, que abriu as programações do mês no dia 13 de agosto, em Macapá, e 14 de agosto em Belém.
 
Em Marabá ocorreram nos dias 30 e 31 debates sobre emergências e desastres, com o psicólogo membro da Comissão de direitos humanos do CFP, Francisco Theofilo. Foi realizada ainda a discussão sobre o fazer na Saúde mental com a psicológa Soraya Albim e o Coletivo de Saúde mental da Região.
 
Avaliação psicológica

Na mesa de abertura do dia 27 de de agosto, em Belém, esteve presente o presidente do CRP 10, Luiz Romano, e a Conselheira do CFP, Jureuda Duarte Guerra. A atividade, realizada na UNAMA Alcindo Cacela, trouxe també a conferência “Avaliação psicológica: um olhar sobre as demandas contemporâneas”, do conselheiro federal Fabian Rueda, que é também membro consultivo do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi). Fabian ministrou ainda palestra para 38 profissionais que atuam na Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe).
 
“Para avaliar uma pessoa, você precisa considerar quem ela é, sua subjetividade.”, alerta Luiz Romano. A avaliação psicológica, segundo ele, é uma das principais tarefas do psicólogo em seu cotidiano. O psicólogo Fabian Rueda em sua conferência, portanto, abordou quais as exigências da atualidade para o profissional que vai executar uma tarefa tão complexa e importante como essa. Assim como a necessidade da autonomia do psicólogo.
 
Após um intenso mês de agosto, o CRP 10ª Região- Pará/Amapá já prepara sua próxima ação. Nos dias 24 e 25 de setembro, ocorrerá o III Seminário “Drogas, Redução de Danos, Direitos Humanos e Saúde Mental: cuidado em rede intersetorial e intervenções do psicólogo”, que vai ser realizado no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC).
 
Continue acompanhando nossas informações!

AGENDA
DO CONSELHO


Roda de conversa "Um olhar sobre a interdisciplinaridade no Creas"
03/03/2018
O evento é gratuito e aberto a quem tem interesse pelo tema.

Reunião "Ano da formação em Psicologia: propostas para as novas diretrizes curriculares da graduação em Psicologia"
28/02/2018
A reunião é gratuita e aberta.

Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias"
16/02/2018
Estão abertas as inscrições para a Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias", que será realizada no dia 16 de fevereiro, das 9h às 12h, na Escola de Administração Penitenciária, em Belém.