SOBRE O CONSELHO
REGIONAL DE PSICOLOGIA

O reconhecimento social e a inserção no mercado de trabalho de psicólogas e psicólogos brasileiros têm sido crescente nas últimas décadas. Isto, muito se deve, ao simultâneo avanço do processo de redemocratização da sociedade brasileira e, fundamentalmente, à Constituição Cidadã de 1988 que, ao estabelecer o combate às desigualdades, como objetivo da Nação, ensejou a implementação de políticas públicas. E isso, resultou no aumento da demanda pelas profissões identificadas com a promoção da cidadania e dos direitos humanos, dentre as quais, a Psicologia. Dessa forma, vemos se configurar, cada vez mais, uma identidade profissional sensível à responsabilidade social, estendendo seus saberes e práticas a um número cada vez maior de pessoas.


No momento em que vemos ganhar força na sociedade brasileira um espectro de ideias que reduzem complexas questões sociais e subjetivas a “casos de polícia”, pugnando por soluções simplistas e autoritárias que prescindem da abordagem reflexiva que caracteriza o trabalho do psicólogo, o IX Plenário do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região Pará/Amapá, na perspectiva da promoção e defesa de nossa ciência e profissão, reafirma o seu compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito e a promoção da Justiça Social. Além disso, o CRP 10 chama psicólogas e psicólogos do Pará e Amapá para o aprofundamento do diálogo com a categoria e outros atores imbuídos dos mesmos propósitos, visando a qualificação do nosso protagonismo neste desiderato.
 
Luiz Romano da Motta Araújo Neto
Presidente do CRP10
IX Plenária - Psicologia em Movimento: Para Cuidar de Todas(os)
 

PRESIDENTE
Luiz Romano da Motta Araújo

Clique para o
organograma completo


Clique aqui para conhecer nossas:
Comissões Especiais
Grupos de Trabalho

AGENDA
DO CONSELHO


Reunião "O Fazer da Psicologia na Assistência Social"
09/09/2017
O objetivo é de fomentar as discussões sobre o tema e analisar a possibilidade de criação de um grupo de trabalho específico.

Roda de Conversa Psicologia do Trânsito: oportunidades e desafios na formação e atuação da(o) psicóloga(o)
01/09/2017
O evento é gratuito e será no dia dia 01, às 18h, na Seção, em Macapá (rua Macacoari, nº16).

Roda de Conversa em Santarém debate Ética e Sigilo na Psicologia
28/06/2017
O evento é realizado pelo Conselho Regional de Psicologia 10ª Região – Pará/Amapá (CRP10), com apoio do Iespes e Fundação Esperança, é gratuito e faz parte da programação do Mês da(o) Psicóloga(o).