top of page
  • CRP 10

Prêmio Darcy Franca celebra personalidades defensoras da justiça social na Amazônia

Durante a Jornada da Psicologia no Pará e Amapá, o Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região (CRP10) organizou a cerimônia do Prêmio Darcy Franca de Direitos Humanos. Essa premiação reconhece e homenageia personalidades notáveis da região que dedicam suas vidas à promoção e defesa dos direitos humanos.



O Prêmio Darcy Franca de Direitos Humanos, promovido pelo CRP10, é uma homenagem à psicóloga Darcy Franca, que dedicou sua vida ao avanço dos direitos humanos e à promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Este prêmio é uma manifestação do compromisso da comunidade da psicologia com a promoção da justiça social e a defesa dos direitos fundamentais.


A presidente do CRP 10, Jureuda Duarte Guerra, destacou a importância de Darcy Franca para a categoria. “Darci foi uma psicóloga que escolheu o Pará para exercer a sua profissão. Ela era uma grande militante dos direitos humanos, uma grande ativista social, psicóloga, psicanalista que desenvolveu trabalhos em grupo com base na psicanálise, mas com pessoas de baixa renda e numa época em que não se fazia isso, onde não se tinha políticas públicas para a psicologia.”, destacou.


Neste ano, 10 personalidades foram agraciadas com o Prêmio. Cada um deles demonstrou um compromisso firmado com a causa dos direitos humanos e contribuiu significativamente para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Foram eles: Carlos Alberto Barros Bordalo, Ester Maria Oliveira de Souza, Edson Farias Marques, Livia Duarte Puty, João Jorge Neto, Leandro Passarinho Reis Junior, Fernando Antônio Martins Carneiro, Alda Maria Lagoia Valente e Soraya Wivian Albim.


A deputada estadual, Livia Duarte, ressaltou a importância do prêmio para os agraciados.

“Para nós é importante esse prêmio, porque a gente começa a pensar a psicologia para os marcos da Amazônia. É importante que a gente pense em Direitos Humanos e Psicologia juntos. E é importante que a gente inicie essa discussão pensando que a Amazônia tem diversas peculiaridades e que a psicologia pode ser um instrumento maravilhoso para que a gente dê conta de enxergar a realidade do povo paraense”, afirmou.

O Prêmio Darcy Franca de Direitos Humanos é uma iniciativa importante que reconhece e celebra indivíduos que dedicam suas vidas à luta pela justiça social e pela promoção dos direitos humanos. Os 10 premiados deste ano são exemplos inspiradores de como o compromisso com a causa dos direitos humanos pode criar um impacto duradouro e positivo em nossa sociedade. Suas histórias e realizações servem como um farol de esperança e motivação para todos nós, lembrando-nos de que cada um de nós tem o poder de fazer a diferença em nosso mundo.


Veja as fotos na galeria a seguir.


16 visualizações0 comentário
bottom of page