CRP 10 integra articulação nacional em defesa da RAPS e contra expansão de Comunidades Terapêuticas
- COTEC CRP10
- 4 de out.
- 1 min de leitura
O Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região – Pará e Amapá (CRP 10) participou de um importante encontro nacional em defesa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da política de cuidado em liberdade. A conselheira Thamiris Dias esteve presente representando o CRP 10 e dialogando com o Movimento da Luta Antimanicomial (MLA), a RENILA e diversos movimentos sociais comprometidos com a garantia de direitos.
O momento foi marcado pela troca de experiências, pelo fortalecimento de vínculos e pela construção coletiva de estratégias para proteger os avanços da Reforma Psiquiátrica e enfrentar retrocessos que ameaçam a política de saúde mental no Brasil, especialmente a expansão das Comunidades Terapêuticas.
Com o objetivo de ampliar a mobilização social e defender uma política de cuidado comunitária, territorial e centrada nas pessoas, o encontro reforçou valores como acolhimento, liberdade, cidadania e respeito à dignidade humana.
O CRP 10 reafirmou seu compromisso com a RAPS e com a luta pelo cuidado em liberdade, defendendo que os recursos públicos sejam destinados ao fortalecimento dos CAPS e de todos os serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial, garantindo cuidado humanizado, ético e baseado em direitos humanos.
Também expressamos apoio à decisão do Governo Federal de vetar editais que destinariam verbas às Comunidades Terapêuticas, entendendo que essa é uma medida necessária para proteger a política pública de saúde mental e assegurar que cada investimento contribua para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sem violências.
Seguimos lado a lado com profissionais, usuários, familiares e movimentos sociais para que o cuidado em liberdade continue sendo uma realidade e um direito de todas as pessoas.







Comentários