top of page
Mini banner.png

Serviços para Pessoas Físicas

Inscrição/Registro Profissional 

O/A psicólogo/a deverá providenciar sua inscrição junto ao Conselho Regional de Psicologia 10ª Região Pará e Amapá – CRP10, após a colação de grau em curso de psicologia (reconhecido pelo Ministério da Educação), para exercer regularmente a profissão.


Esta exigência é legal e necessária, uma vez que a inscrição habilita ao exercício profissional e estabelece as prerrogativas previstas na Lei que regulamenta a profissão.


COMO REALIZAR MEU REGISTRO?


Passo 1

Acesse o requerimento de Inscrição PF, no botão que fica localizado após as instruções e preencha a solicitação e anexe os documentos abaixo. Os documentos obrigatórios para inscrição no CRP-10, conforme art. 8º e seguintes da Resolução CFP nº003/2007


Os seguintes documentos dever ser, copias autenticadas, digitalizados e anexados em formato PDF (com tamanho até 3MB por arquivo):

  • Documento de Identidade como a Carteira de Identidade, CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte (cópias autenticadas). Não aceitamos CNH. — O documento de identificação não será aceito em mau estado de conservação, prazo de validade expirado, emitido a mais de 10 anos ou se não contiver o nome atualizado em razão de qualquer alteração —.

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);

  • Certidão de quitação eleitoral (a certidão de quitação eleitoral pode ser retirada no site do TSE http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes) ;

  • Certidão de quitação militar / reservista (para homens) (apenas para os solicitantes do sexo masculino até o ano em que completem 45 anos). — São comprovantes de quitação militar, o Certificado de Alistamento, nos limites da sua validade, Certificado de Reservista, Certificado de Isenção e o Certificado de Dispensa de Incorporação (cópias autenticadas) —

  • Comprovante de Endereço, faturas de energia ou água e esgoto ou telefone (fixo ou móvel) / internet). Em caso de ausência de comprovante de residência no nome do requerente, pais ou conjuje, apresentar o contrato de aluguel em vigor, acompanhado de conta de consumo (água, luz, telefone),  desde que tenha firma reconhecida do proprietário do imóvel, ou Declaração de residência/morada/moradia e comprovante do local de moradia, como conta de consumo (água, luz ou internet) do endereço (veja o modelo);

  • Digitalize o comprovante da sua formação, cópia autenticada em formato PDF. Você poderá utilizar um dos 2 (dois) documentos a seguir:                                                                                                 — Diploma de Formação de Psicóloga(o) (frente e verso) assinado pelo diplomado (se houver campo) – Inscrição Definitiva;                                                                                                           — Certidão de Colação de Grau informando a conclusão do curso, data da outorga de grau e o termo “Formação de Psicóloga(o)” - Inscrição provisória com validade de dois anos.

  • Formulário de isenção: Formulário para solicitação de isenção de anuidade para egressos de programas de acesso ao ensino superior e beneficiários do CADÚnico. Baixe o formulário aqui.

Obs.: em caso de inconsistência em algum documento o protocolo on-line será devolvido com o prazo de correção de 10 dias, após esse período será cancelado o processo.


Passo 2

Aguarde o retorno do CRP10, por e-mail contendo: boletos de taxa de inscrição e anuidade proporcional ao mês de efetivação.

Observações:

  • Verifique regularmente sua caixa de e-mail, inclusive spam.

  • Confira todas as informações antes de realizar o pagamento.

  • Descontos e as opções de parcelamento podem ser acessados clicando aqui


Passo 3

Realize o pagamento dos boletos e envie os comprovantes para a(o) funcionária(o) que realizou o seu atendimento para efetivação do registro.

Após o pagamento a sua inscrição seguira em tramite interno para aprovação em reunião plenária ocorrida quinzenalmente

Observação:

  • As solicitações são atendidas por ordem de chegada do pedido e o tempo médio para atendimento é de até três dias úteis.

  • Em caso de não pagamento no prazo de 10 dias após o vencimento, será cancelado o processo


Passo 4

O CRP10 lhe retornará por e-mail após a aprovação do registro com o link para o agendamento da coleta de dados para a emissão da nova CIP e convite para a solenidade.


ATENÇÃO!

Observação 1:

Após o recebimento da solicitação, o setor administrativo confirmará a documentação e fará contato para o envio do boleto da taxa de inscrição e anuidade (tabela de valores), após a aprovação em plenária será passado o link para agendamento de foto e coleta da biométrica dos dados para a confecção da nova Carteira de Identidade Profissional.

PRAZO: O tempo de resposta do setor de cadastro é de até 15 (quinze) dias úteis, da formalização do pedido


Observação 2: O número pode ser fixo ou celular, mas pedimos para não repetir números já preenchidos em outras opções.

PRAZO: O setor de cadastro atende todas as solicitações em ordem de chegada. Pedimos a compreensão para um prazo de retorno de até 15 (quinze) dias úteis a partir da formalização do pedido. 


Prazo para conclusão do processo e envio do número do CRP: 

60 dias, a partir do cumprimento das exigências documentais.


Acesse aqui:

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA DE TERCEIRO



bottom of page